segunda-feira, 25 de outubro de 2010

9° Festiva Gastronômico de Pernambuco "A cozinha de terreiro na alta gastronomia"








9° Festiva Gastronômico de PE

Aff maria de coração nas mãos primeiro foi a etapa didática, apresentamos power point com o tema " CANDOMBLÉ UM RITO SUSTENTÁVEL", mostramos que o candomblé já praticava o que chamamos de sustentabilidade há mais de séculos, e o queanto é importante a preservação de culturas perdidiças.

já a segunda etapa teríamos um volshers de 200,00 para comprar insumos para elaboração de um prato a partir da proteína "peixe", fomos as compras eu e meu lindo parceiro Felipe e gastamos 151,00 pra fazer prato para 6 pessoas, Com uma plateia de 70 pessoas cozinhamos sob toque de tambores levado pela torcida do IlÊ AXÉ OGBON OBÁ de pai Everaldo de Xangô, fizemos o prato AXÉ OGUNDÁ "filé de surubim sob cama de latapá e acaçá recheado com queijo coalho e banana da terra.

... E adivinha: a receita campeã foi a receita que fiz com Felipe José " AXÉ OGUNDÁ"

nem acreditei, aff maria nunca sentí uma emoção dessas, quero de novo... tudo de novo...







Conseguimos mostrar que uma cultura que é tão rica quando o candomblé e tão antiga pode ser desconhecida por tanta gente, e por isso que algumas pessoas possam ter um certo receio, mas quem é que no Brasil não tem um sangue afro e foi nisso que apostamos num resgate de culturas perdidíças e conseguimos. Agradeço a Carmen essa mulher tão rica de cultura que me abriu os alhos para uma religião/cultura que nossos antepassados cultuavam e que muitos de nós não a conheçemos...
Felipe José


E agora só nos resta colher os frutos dessa grande conquista, agradeço a meus amigos que de alguma forma me ajudaram e incentivaram, a minha família, a meu irmão Everaldo, a meu marido por ter segurado a barra em casa enquanto estava pensando nesse projeto, a meu lindo forever FELIPE que pra mim não teria conseguido sem ele pois comida de orixá é energia de dentro pra fora e pra ter ficado maravilhoso o prato foi porque ele também deu muito de sua energia nele, e prncipalmente aos meus orixás, meu santo, meu amor, minha vida Xangô sem meu pai nada valeria a pena, pois a sustentação e a vontade de fazer com que os sonhos se realizem tem que partir de algo e sempre busco inspiração nos meus guias.
obrigado ao mundo por ter conspirado em favor do meu sonho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário